O Curso Superior de Gestão de Cooperativas da Unipar EAD tem enfoque especial em Cooperativas de Crédito, que é a o ramo de cooperativismo que mais cresce no Brasil. Nas cooperativas de crédito esses profissionais serão responsáveis pela análise do ambiente econômico, das condições financeiras e pelo gerenciamento de serviços bancários em geral. O curso formará profissionais capazes de atender as necessidades dos associados das cooperativas dos mais diversos ramos, conhecedores dos princípios e doutrinas cooperativas. O curso formará profissionais proativos, humanos, com visão sistêmica e empreendedora para alavancar o cooperativismo do Brasil. O tecnólogo em Gestão de Cooperativas aprenderá sobre temas relacionados ao cooperativismo em geral e as especificidades do Cooperativismo de Crédito.
O curso de Gestão de Cooperativas (Cooperativas de Crédito) da Unipar EAD tem como objetivo Geral formar um profissional capaz de criar, planejar, implantar e gerenciar atividades voltadas aos diversos ramos do cooperativismo como produção, saúde, habitação e, em especial, o Cooperativismo de Crédito, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dos seus associados.
Planejar e gerenciar vários setores e níveis de uma organização cooperativa;
Conhecer as doutrinas, princípios e legislação cooperativista;
Desenvolver, gerenciar e incentivar atividades ligadas ao associativismo;
Aplicar métodos e tecnologias nas cooperativas dos mais diversos ramos;
Atender o interesse dos associados da cooperativa;
Estruturar uma cooperativa de qualquer ramo cooperativista;
Entender as especificidades do ramo do cooperativismo de crédito;
Conhecer o mercado financeiro e suas especificidades;
Entender a diferença entre bancos comerciais e cooperativas de Crédito;
Compreender o sistema financeiro nacional;
Atuar nas áreas operacionais do Cooperativismo em geral, especialmente nas cooperativas de Crédito.
O Tecnólogo formado em Gestão de Cooperativas (Cooperativismo de Crédito) da Unipar EAD estará apto, a implantar, gerenciar, desenvolver e incentivar todas as atividades ligadas ao associativismo e ao cooperativismo. Estará apto a atuar em todos os ramos do cooperativismo, em especial no cooperativismo de crédito, pois na sua formação terá uma forte base de formação da área financeira, no que se refere ao sistema financeiro nacional, mercado financeiro, governança corporativa e gestão financeira.
O tecnólogo em Gestão de Cooperativas (Cooperativas de Crédito) pode atuar em cooperativas singulares, centrais, federações ou confederações, sejam elas cooperativas de produtores, de consumo, mista, de trabalho, habitacionais e em especial nas cooperativas de crédito, pois terá forma aprofundada nesse ramo do cooperativismo. Poderá trabalhar também associações, sindicatos, organizações sociais e organizações não governamentais (ONGs). O Cooperativismo de Crédito é o ramo do cooperativismo que mais cresce no Brasil, com isso profissionais dessa área terão amplo campo de trabalho.
O ano letivo é dividido em 4 módulos, com duração de 10 semanas cada;
As disciplinas que o acadêmico irá estudar são disponibilizadas por módulo, conforme a matriz curricular do curso;
O aluno deverá comparecer ao polo semanalmente, conforme o cronograma da disciplina, para participar do encontro presencial e desenvolver as atividades de estudo ou atividades práticas com o suporte de tutores supervisores;
As provas presenciais obrigatórias são realizadas uma vez por módulo;
Cada módulo oferece ao acadêmico atividades especiais, como a Atividade do Projeto Estruturado (APE) e a Semana de Conhecimentos Gerais.
Faccar - Faculdade Paranaense © 2006-2024. Todos os Direitos Reservados.