A Engenharia de Produção é o ramo da engenharia responsável por projetar e gerir processos produtivos, abarcando o maior número possível das dinâmicas envolvidas, por isso o Engenheiro da produção é um profissional generalista, com conhecimentos de toda a cadeia produtiva e por isso tem vasto campo de trabalho. Um dos grandes diferenciais da Engenharia de Produção está em sua preocupação com as pessoas e suas relações de trabalho. Nesse intuito, o curso de Engenharia da Produção da Unipar EAD é focado no aprendizado ativo, trazendo na sua metodologia, desde o primeiro módulo, o contato do acadêmico com o mercado de trabalho, através de atividades programadas no ambiente de trabalho.
O curso de Engenharia da Produção da Unipar EAD tem como objetivo geral formar profissionais com sólida formação técnico-científica e profissional, capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias e que sejam atuantes e criativos na resolução de problemas da sua área de competência sem deixar de lado os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, para assim ter uma visão humanística e ética das demandas sociais da comunidade onde está inserido.
O curso visa formar profissionais proativos com perfil empreendedor e com capacidade de atuação decisória nos setores organizacionais, capacitando-os para desempenhar funções técnicas e gerenciais. O Engenheiro de Produção formado pela Unipar EAD é um profissional que concilia um caráter holístico aos conhecimentos específicos dessa área à versatilidade somada ao entendimento estrutural das organizações, que permite um bom posicionamento no mercado de trabalho graças a formação com uma visão sistêmica das organizações (de forma que os problemas possam ser resolvidos através do processo de melhoria contínua). O profissional também será capaz de realizar estudos para tornar a engenharia da produção uma ferramenta para redução de custos e aumento de rentabilidade, tendo também uma formação focada na capacidade de gerenciamento de projetos, sendo capaz de aplicar metodologias de gerenciamento de projetos como SCRUM (dos métodos ágeis) e PMBOK (do Project Management Institute).
O engenheiro de produção é primordial em quase todas as organizações e em diversos setores. Ele pode trabalhar na gestão de recursos humanos, financeiros e materiais de uma organização com a finalidade de elevar sua produtividade e rentabilidade. A engenharia da produção associa conhecimentos de engenharia a ferramentas de gestão e fundamentos econômicos, por isso o profissional formado nessa área tem a capacidade de propor metodologias que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam a produção e organizam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Por ser um curso que faz uma ligação entre os setores técnicos e administrativos, o trabalho do engenheiro de produção ultrapassa os limites da indústria, e faz com que o profissional possa atuar até mesmo em cargos estratégicos de gestão dentro das organizações.
O ano letivo é dividido em 4 módulos, com duração de 10 semanas cada;
As disciplinas que o acadêmico irá estudar são disponibilizadas por módulo, conforme a matriz curricular do curso;
O aluno deverá comparecer ao polo semanalmente, conforme o cronograma da disciplina, para participar do encontro presencial e desenvolver as atividades de estudo ou atividades práticas com o suporte de tutores supervisores;
As provas presenciais obrigatórias são realizadas uma vez por módulo;
Cada módulo oferece ao acadêmico atividades especiais, como a Atividade do Projeto Estruturado (APE) e a Semana de Conhecimentos Gerais.
Faccar - Faculdade Paranaense © 2006-2025. Todos os Direitos Reservados.